Saltar para o conteúdo

M5 (baioneta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
M5

Baioneta M5 das Forças Armadas dos EUA com bainha M8
Tipo Baioneta
Local de origem  Estados Unidos
História operacional
Em serviço 1953–anos 1970
Utilizadores Exército dos Estados Unidos
Guerras Guerra da Coreia
Guerra do Vietnã
Histórico de produção
Data de criação 1950–1952
Fabricante
  • Aerial Cutlery
  • Jones & Dickinson Tool
  • Imperial Knife
  • Utica Cutlery
  • Columbus Milpar & Mfg
Período de
produção
1953–1977[1]
Especificações
Comprimento 29 cm
Comprimento 
da lâmina
17 cm
Tipo de lâmina Spear Point

A baioneta M5 foi adotada pelas Forças Armadas dos EUA em 1953 para substituir outras baionetas do fuzil M1 Garand. Ela usa a bainha M8A1.

Durante a Guerra da Coreia, a baioneta M1, montada no fuzil M1, era considerada difícil de remover usando luvas pesadas. Como resultado, a baioneta M5 foi projetada e lançada em 1953. Este foi um redesenho total baseado na baioneta M4 usada pela carabina M1. A baioneta M5 não se parece em nada com a baioneta M1 original e é a única baioneta dos EUA sem um anel de montagem no cano na guarda cruzada, fazendo com que pareça mais uma faca de luta do que uma baioneta.

A baioneta M5 tem lâmina de 17,1 cm e comprimento total de 29 cm. O peso é de 330 g. A lâmina tem um lado afiado em todo o seu comprimento e sete centímetros do outro lado são afiados. Há um botão de liberação relativamente grande para lidar com a remoção enquanto se usa luvas.

O pino na proteção da baioneta se encaixa no parafuso de trava do cilindro de gás sob o cano do fuzil M1. As ranhuras de travamento são fixadas no retém de baioneta do fuzil. A M5 cabe apenas no M1 e não pode ser intercambiada com nenhuma outra arma de fogo.

Foram feitos três padrões diferentes: M5, M5-1 e M5A1.

Os punhos são de plástico moldado preto xadrez e todas as peças de metal têm acabamento parkerizado cinza escuro. Não há marcas na lâmina. O nome ou iniciais do fabricante e "US M5" (ou outro modelo) são encontrados estampados sob a guarda cruzada. Muitas baionetas da família M5 foram fabricadas na Coreia após a Guerra da Coreia e possuem "K" estampado no lugar de "EUA". Os fabricantes incluíam Aerial Cutlery, Jones & Dickinson Tool, Imperial Knife, Utica Cutlery e Columbus Milpar & Mfg. A M5A1 foi fabricada durante a década de 1960 e foi a última baioneta feita para o M1 Garand.[2]

M8 e M8A1 Scabbard

[editar | editar código-fonte]

Existem duas variações desta bainha, ambas com corpo de fibra de vidro verde-oliva e boca de aço. A versão inicial da bainha M8 tinha apenas uma presilha para cinto e não tinha o gancho duplo que as bainhas de baioneta anteriores tinham para prender em equipamentos de transporte de carga, como o M1910 Haversack. A bainha M8A1 aprimorada fabricada posteriormente na Segunda Guerra Mundial possui o gancho de arame dobrado M1910. O flange da garganta da bainha é estampado "US M8" ou "US M8A1" na peça plana de aço junto com as iniciais do fabricante. Algumas bainhas M8 foram posteriormente modificadas com a adição do gancho M1910. Posteriormente, as bainhas M8A1 foram fabricadas com uma aba estendida modificada no suporte da teia para fornecer mais espaço para a baioneta M5, que roçava no cabo mais largo da baioneta.[3] Esta bainha é correta para todas as baionetas dos EUA do pós-guerra, incluindo M4, M5, M6 e M7. Também era usada com a faca de luta M3.

Referências

  1. U.S. and Foreign M5, M6, and M7 bayonets. worldbayonets.com-The Collector’s Edge: Bayonet Reference. (n.d.). https://worldbayonets.com/Bayonet_Identification_Guide/m4_thru_m7_series/m4_m7_series_p2.html
  2. "M5 Bayonet at Olive-Drab.com" Retrieved 05/03/2010
  3. http://www.usmilitaryknives.com/bayo_points_18.htm

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre M5 (baioneta)